Manual do locatário

Confira o manual do locatário

  • Cadastro (cadastro@bartholomeuimoveis.com.br)

    • Assuntos relativos à documentação necessária para contratos de locação
    • Esclarecimento de dúvidas sobre cláusulas contratuais
    • Alterações contratuais (mudança de fiador, locatários etc) e transferência de contratos

    Vistoria (vistoria@bartholomeuimoveis.com.br)

    • Contestação de vistorias

    Manutenção (manutencao@bartholomeuimoveis.com.br)

    • Toda e qualquer solicitação de reparos ao imóvel, bem como verificação de orçamentos necessários

    Taxas (cadastro@bartholomeuimoveis.com.br)

    • Assuntos relacionados ao pagamento de taxas e encargos de locação, como IPTU, seguro incêndio e condomínio
    • Devolução do fundo de reserva e/ou despesas extraordinárias de condomínio

    Jurídico/Cobrança (cadastro@bartholomeuimoveis.com.br)

    • 2ª via de boleto de cobrança • Atrasos no pagamento do aluguel
    • Dúvidas sobre procedimentos jurídicos e/ou cobrança

    Gerência de Atendimento (atendimento@bartholomeuimoveis.com.br)

    • Negociação de valores do aluguel/reajustes
    • Renovação de contratos/aditivos

    Rescisão (vistoria@bartholomeuimoveis.com.br)

    • Informações sobre procedimentos para a entrega do imóvel
    • Agendamento da vistoria de saída
    • Cálculo de multas rescisórias e outras dúvidas

    SAC do Inquilino (atendimento@bartholomeuimoveis.com.br)

    • Atende a quem não sabe qual setor procurar ou tem alguma reclamação, sugestão ou elogio a fazer

    Diretoria (atendimento@bartholomeuimoveis.com.br)

    Registro de sugestões ou reclamações diretamente com a diretoria

  • CHAVES E MUDANÇAS

    Juntamente com as chaves, a Bartholomeu Imóveis fará a entrega de uma autorização de mudança a ser apresentada ao síndico ou administradora do condomínio.

    Verifique com a administradora os dias e horários de mudança permitidos pelo edifício.

    Recomendamos que seja trocado o segredo da fechadura.

    Antes de ligar os eletrodomésticos e Eletro eletrônicos na tomada, teste a voltagem.

    Este teste é feito com uma chave medidora de energia.

    O registro geral deve ser aberto para que todas as torneiras, chuveiros e válvulas de descarga

    funcionem. Caso não funcionem, verificar se não há um registro local.

    ATENÇÃO

    No caso de prédios sem porteiro ou casas com portão fechado, é de responsabilidade do locatário estar presente ou providenciar acesso aos funcionários da CPFL e SEMAE para que sejam feitas as devidas ligações de energia e água no imóvel.

  • Junto ao Contrato de Locação, é entregue ao locatário o Laudo de Vistoria de Entrada, relatando as reais condições do imóvel.

    Se houver divergência, o locatário tem um prazo de 5 (cinco) dias para contestar por escrito a vistoria. A contestação poderá ser protocolada no departamento de vistoria ou através do email : vistoria@bartholomeuimoveis.com.br.

    Dúvida frequente

    Porque a vistoria deve ser contestada por escrito?

    Para segurança do inquilino, do locador e da administradora, porque constitui prova que pode ser analisada a qualquer tempo.

    IMPORTANTE

    Não confunda contestação com solicitação de serviços.

    Contestação – Situações com as quais o locatário não concorda ou acredita estar em desacordo com o Laudo de Vistoria (descrição do imóvel).

    Solicitação de serviços – Tudo o que precisa ser consertado no imóvel, sendo requerido separadamente, independentemente de contestação.

    ATENÇÃO

    No momento da Proposta de Locação, quando da solicitação de serviços, obras ou reparos, tais serviços serão efetuados somente após a assinatura do contrato.

  • PAGAMENTO DO ALUGUEL

    O pagamento do aluguel deve ser feito via cobrança bancária. Junto com o aluguel também deverão ser pagos o IPTU e, anualmente, o seguro incêndio.

    No caso de pagamento em feriados e finais de semana, quando o seu aluguel vencer em um final de semana ou feriado, você poderá pagá-lo no primeiro dia útil após o vencimento sem qualquer acréscimo.

    Quando houver rateio de obras, fundo de reserva etc., envie via fax/e-mail ou apresente na administradora a ata e o boleto do condomínio quitado até o dia 15 de cada mês para que o valor seja reembolsado no recibo do aluguel do mês seguinte.

    Em caso de atraso no pagamento do aluguel, seu fiador será avisado e haverá uma multa de 20%. Após 30 dias de atraso ocorre o registro no SPC. Após 10 dias do vencimento, a Bartholomeu Imóveis poderá enviar o boleto do aluguel e encargos locatícios para cobrança por meio de advogado, respondendo o locatário pelos honorários mesmo que a cobrança seja extrajudicial. Em caso de cobrança judicial, o locatário pagará ainda as custas processuais.

    2ª VIA DO BOLETO

    Não recebendo o boleto para pagamento até 2 (dois) dias antes do vencimento, o locatário deve retirar pessoalmente a 2ª via na Bartholomeu Imóveis, pelo e-mail cadastro@bartholomeuimoveis.com.br ou pelo site www.bartholomeuimoveis.com.br

    A Bartholomeu Imóveis não recebe valores em seu escritório, salvo nos casos de pagamento do aluguel em atraso. Não aceitamos o pagamento de aluguel através de depósito bancário.

    DÚVIDAS FREQUENTES

    Como é feita a cobrança do aluguel?

    Você receberá em seu endereço um boleto que deverá ser pago na rede bancária.

    Se eu entrar no imóvel na metade do mês, preciso pagar o aluguel do mês inteiro?

    Se sua locação iniciou em data diferente do 1º dia do mês, o boleto deverá vir com o aluguel em cima do valor bruto, proporcional aos dias utilizados no primeiro mês. Caso você não receba o boleto, solicite a 2ª via.

    O que acontece com o fiador no caso de inadimplência?

    No ato da assinatura do contrato, o fiador é solidário no pagamento dos ônus advindos do contrato de locação. Se houver inadimplência ou danos ao imóvel e o inquilino não liquidar a dívida, o fiador arcará com as responsabilidades previstas em lei.

  • CONDOMÍNIO

    O pagamento da taxa condominial deverá ser feito pelo locatário mensalmente junto à administradora de condomínio indicada pelo edifício ou em outro local previamente estipulado. Se a efetivação da locação não ocorrer no início do mês, fica o locatário responsável pelo pagamento da primeira taxa condominial integral.

    Neste caso, caberá ao inquilino apresentar a quitação na Bartholomeu Imóveis para que seja feita a devolução do valor referente aos dias que deveriam ser pagos pelo proprietário. A restituição virá como crédito no boleto do aluguel.

    EXTRAORDINÁRIAS

    Para obter o reembolso de despesas extraordinárias (fundo de reserva, fundo de obras etc.) pagas diretamente ao condomínio e/ou administradora, o inquilino deverá entregar o comprovante de pagamento pessoalmente na Bartholomeu Imóveis ou no e-mail cadastro@bartholomeuimoveis.com.br ou enviar por fax (19-3437-9909) até o dia 15 de cada mês para que o valor seja creditado no próximo recibo de aluguel.

    DE ACORDO COM A LEI DO INQUILINATO, SÃO DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS:

    Por despesas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, especialmente:

    a) obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel;
    b) obras destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício;
    c) indenizações trabalhistas e previdenciárias pela dispensa de empregados, ocorridas em data anterior ao início da locação;
    d) instalação de equipamentos de segurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, de esporte e de lazer;
    e) despesas de decoração e paisagismo nas partes de uso comum;
    f) constituição de fundo de reserva.

  • Como faço para receber o reembolso de contas pagas?
    O reembolso só será possível se a despesa (condomínio, conta de água, luz etc.) for apresentada até o dia 15 de cada mês. Após este dia, somente será possível o reembolso no próximo mês, também até o dia 15.

    O que devo fazer se receber o carnê do IPTUdo imóvel em meu endereço?
    O valor do IPTU sempre será lançado juntamente com o aluguel. Caso você receba em casa o carnê para pagamento de IPTU, não o pague. Entregue-o na Bartholomeu Imóveis. Se a Bartholomeu Imóveis l não receber o carnê de IPTU original, providenciará uma segunda via e cobrará como descrito acima. Evite o pagamento em duplicidade.

    Devo pagar o seguro contra incêndio de um imóvel alugado?
    Consta no seu contrato de locatário, como é estabelecido por lei, a obrigação de pagar o seguro contra fogo. O seguro de incêndio será providenciado pela Bartholomeu Imóveis, representante do proprietário, e o valor será acrescido do seu aluguel.

  • O inquilino deve cuidar do imóvel como se fosse seu. Surgindo um problema, o inquilino deverá comunicar a Bartholomeu Imóveis por escrito provando que tomou o cuidado de levar o fato ao conhecimento do locador imediatamente, evitando, assim, que os problemas se agravem e que o inquilino seja responsabilizado por negligência. A responsabilidade pela solução de problemas de manutenção pode ser do locador ou do inquilino, mas será do inquilino se decorrerem do mau uso da propriedade. Esta comunicação poderá ser protocolada na Bartholomeu Imóveis ou através do e-mail manutencao@bartholomeuimoveis.com.br. Ao alugar o imóvel pela Bartholomeu Imóveis , o cliente contrata automaticamente o seguro da Porto Seguro e pode contar com serviços emergenciais

    Calhas – cabe ao locatário fazer a prevenção anual de entupimentos, por meio de revisão no telhado, limpeza de calhas e ductos de esgoto pluvial, evitando assim aborrecimentos decorrentes dos eventuais vazamentos e infiltrações.

    Caixas de gordura – É necessário limpar periodicamente as caixas de gordura, inspeção e sabão, pelo menos a cada trinta dias, removendo todo o detrito acumulado e lavando as tampas com uma mistura de água e querosene, na proporção de um litro de querosene para cinco litros de água.

    Piso de madeira – Conforme recomendação das empresas que instalam os pisos de madeira, a limpeza deve ser feita apenas com um pano umedecido. Não se deve utilizar ceras, verniz ou qualquer tipo de produtos que formem película, para evitar a perda da garantia do piso.

    Vaso sanitário – Não jogue objetos no interior do vaso sanitário, como papel higiênico, absorvente, aromatizantes e sabonetes, entre outros. Isso evitará o transtorno de entupir o seu vaso sanitário.

    Caixas d’água – A limpeza de caixas d’água deve ser feita a cada 6 meses. É uma obrigação tanto para estabelecimentos comerciais e industriais, quanto para residências e condomínios. Com esta medida, é possível evitar o acúmulo de lodo no fundo e nas laterais da caixa e manter a água sempre em boas condições de consumo. O procedimento é basicamente o mesmo, sempre. A caixa d’água é esvaziada e o lodo é removido com escovas ou hidrojateamento (de alta ou baixa pressão). As empresas especializadas utilizam hipoclorito para a remoção mais eficiente. A seguir, a água e o lodo são retirados e e é feito o enxague do reservatório.

    Piscina – Fabricantes, construtores e técnicos não recomendam que a piscina seja esvaziada. Se a piscina for de alvenaria, ocorrem trincas nos azulejos. No caso da fibra pode haver deformação e rachaduras. As piscinas de vinil podem soltar a lona e sair da posição correta. É o peso da água que dá a sustentação e é responsável pela pressão, que é calculada na construção da piscina.

    • Piscina requer manutenção no frio. Alegria no verão, as piscinas são esquecidas com a chegada dos dias frios. Com a temperatura baixa, o uso diminui de frequência, porém, a manutenção é fundamental. O tratamento químico e a limpeza manual da água podem ser diminuídos para uma vez por semana. Esse cuidado evita gastos com a troca d’água. Já a filtragem e a movimentação da água devem ser diárias.

    Móveis – Uma maneira fácil de fazer a mudança de móveis sem danificar o piso é colocar o móvel sobre um tapete velho, virado ao contrário (a parte macia para baixo), e depois puxar o tapete.

  • EM CASO DE VENDA DO IMÓVEL

    No caso de venda, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência.

    A comunicação deverá conter todas as condições do negócio e, em especial, o preço, a forma de pagamento, a existência de ônus reais, bem como o local e horário em que pode ser examinada a documentação. O direito de preferência do locatário caducará se não manifestada, de maneira inequívoca, sua aceitação integral à proposta, no prazo de 30 (trinta) dias.Ocorrendo a aceitação da proposta, pelo locatário, a posterior desistência do negócio pelo locador acarreta, a este, responsabilidade pelos prejuízos ocasionados, inclusive lucros cessantes.

    DESOCUPANDO O IMÓVEL

    Processo de rescisão da locação. Se você quer se mudar, pode escolher outro imóvel na carteira da Bartholomeu Imóveis, sem ter que refazer seu cadastro. Você muda de imóvel sem mudar de administradora. É só procurar pela sua consultora. A intenção de rescisão de contrato deve ser informada por escrito à Bartholomeu Imóveis com 30 (trinta) dias de antecedência. Em caso de rescisão antes do término do contrato, haverá multa contratual.

    RELAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS PARA A ENTREGA DO IMÓVEL (ENTREGA DAS CHAVES)

    1. Enviar aviso por escrito 30 (trinta) dias antes de desocupar o imóvel (Art. 06 da Lei 8.245/91).
    2. A vistoria será agendada com antecedência de 7 dias pelo email vistoria@bartholomeuimoveis.com.br
    3. O imóvel deverá ser devolvido conforme a vistoria de entrada. Se pintura era nova quando locou o imóvel, deverá ser entregue com as mesmas cores e tintas com os quais tinha sido pintado.
    4. O aluguel será cobrado até o imóvel ficar conforme a vistoria de entrada e as chaves serem entregues na administradora.
    5. Trazer as 3 últimas contas pagas da CPFL(consumo final pago).
    6. Trazer as 3 últimas contas pagas do SEMAE (recibo pago).
    7. Quando alugar um apartamento, trazer declaração de quitação de todos os débitos de condomínio.
    8. Para a entrega das chaves, todas as exigências acima devem ter sido atendidas e a vistoria aprovada.
    9. As presentes providências estão previstas na Lei do Inquilinato (8.245/91), bem como nas disposições contratuais.

    De quando em quando o aluguel é reajustado?
    Os reajustes são anuais com base no IGP-M, o Índice Geral de Preços do Mercado.

    Como faço para transferir/modificar o locatário ou fiador?
    Para mudar de fiador, basta que você apresente a documentação exigida ao pretenso fiador. Se a pessoa apresentada preencher os requisitos exigidos, faz-se um pedido de aditamento ao contrato, fazendo constar a mudança do fiador. Quanto à mudança do inquilino, esta requer mais cuidado, pois além de apresentar toda a documentação exigida, se faz necessário que o atual inquilino rescinda por escrito a locação.

    O prazo da fiança locatícia é até a entrega das chaves ou até o final do prazo do contrato de locação?
    A fiança locatícia, mesmo após a vigência do Código Civil, consoante art. 2.036 do ato das disposições transitórias, continuou a ser regida pelo art. 39 da Lei do Inquilino, que é a sua legislação especial. Desta forma, o contrato de fiança locatícia deverá ter vigência, obrigatoriamente, até a efetiva entrega das chaves pelo locatário ao locador.

    Por que é o inquilino que deve providenciar o desligamento e o consumo final de água e luz, e não a imobiliária?
    Porque a responsabilidade pelo pagamento de tais débitos é do locatário e as quitações são indispensáveis para a rescisão da locação. Por outro lado, o desligamento é pedido ao locatário para que ele tenha certeza de que quitou as dívidas de água e luz. EVITANDO COBRANÇAS

  • DICAS IMPORTANTES

    Ao alugar seu imóvel, antes de ligar seus eletrodomésticos, sugerimos testar a voltagem de todas as tomadas de sua residência a fim de evitar queima de seus equipamentos.O teste pode ser feito através de uma chave medidora de energia que testa corrente elétrica e voltagem.

    ILUMINAÇÃO

    A iluminação de sua residência e responsável por cerca de 20% do total de sua conta de energia elétrica. Veja que medidas adotar para economizar energia elétrica na iluminação de sua casa:

    • Dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha, área de serviço garagem, e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Além de consumir menos energia (uma lâmpada fluorescente de 40X ilumina tanto quanto duas incandescentes de 100W), elas duram até 08 vezes mais.
    • Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.
    • Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.
    • Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhamos manuais etc, para ter mais conforto e economia.

    CUIDADOS COM A CASA

    Para prevenir arrombamentos em sua casa:

    • Evite deixar o imóvel sozinho por longos períodos;
    • Ao viajar, cancele ou transfira a entrega de jornais ou de revistas, que podem acumular na entrada do imóvel e alertar o ladrão;
    • Se a residência fica vazia durante o dia, não mantenha as luzes acesas;
    • Tente proteger o imóvel com grades, trancas, muros, alarmes ou mesmo cadeados nos portões e nas portas.
    • Feche todas as janelas, portas e demais dependências;
    • Solicite a um vizinho de confiança para estar atento e, se notar algo anormal, chamar a Polícia Militar pelo fone 190;
    • Peça ao zelador para não informar que não está em casa;
    • Não deixe objetos próximos a janelas que facilitem o acesso ou a saída de delinquentes;